Rioja, o prestigio de un nome com historia milenar.
A tradicional vocação de excelência dos vinhos da Rioja, permitiu consolidar sua imagem de prestigio entre os consumidores e converteu em uma referencia em quanto a qualidade para a vinicultura espanhola, tanto com seus vinhos de estilo mais clássico, cujas qualidades únicas de envelhecimento são admiradas por consumidores de todo o mundo, como por uma nova geração de vinhos inovadores.
Rioja soube manter-se na vanguarda da inovação vinícola, com uma grande variedade de vinhos com personalidade diferenciada, que fundamentaram seu êxito nos mercados e a situaram na elite das denominações de origem históricas européias, sendo hoje a marca “Rioja” uma das cinco com maior notoriedade entra as zonas vinícolas com mais prestigio no mundo.
Uma HISTORIA MILENAR
Um ponto significativo foi a criação em 1787 de “la real junta de cosecheros” associação dos produtores de uva, tinha como objetivo fomentar a produção da vid (Videira), contribuir a melhorar a qualidade dos vinhos e facilitar a comercialização nos mercados do norte.
A tradição vinícola da Rioja começou a adquirir um perfil claramente diferenciado quando alguns produtores introduziram novos métodos de elaboração, desde então Rioja é considerado um modelo de denominação em constante processo de modernização e adaptação a exigências dos novos tempos,hábitos de consumo e evolução dos mercados. Com a sua particular forma de entender a inovação, o grande desenvolvimento da estrutura de produção e comercialização de Rioja nos últimos anos do século XX e o prestigio alcançados pela qualidade de seus vinhos os transformou em umas das denominações de origem mais prestigiosas do mundo.
O reconhecimento oficial de Rioja como denominação de origem qualificada foi em Abril de 1991, se iniciou um período de expansão e modernização do setor. A concessão de qualificada era de obrigado reconhecimento ao serio e continuo esforço realizado pelo setor para alcançar as mais ambiciosas metas de qualidade, um esforço que a partir de então se multiplicaria em busca da excelência.
A primeira denominação de origem
Desde 1991 os vinhos da Rioja estão amparados pela D. O. Calificada de España. Seu regulamento estabelece a demarcação das zonas de produção, variedades de uvas que podem ser cultivadas, os rendimentos máximos, as técnicas de elaboração e crianza. etc.
Hoje Rioja é uma das denominações de origem do mundo com maiores garantias, respeitando a qualidade e autenticidade de seus vinho, uma das poucas que exigem o engarrafamento na origem para todo sua produção, sem duvida a aplicação por parte do conselho regulador de normas de auto controle muito mais rigoroso que outras zonas produtoras de vinhos foram capazes de transmitir segurança e confiança para os consumidores, sendo determinantes para alcançar a posição de liderança que hoje ocupa. Mais informações podem ser consultadas no próprio site do conselho regulador.

No hay comentarios:
Publicar un comentario